Toda a água utilizada em processos industriais ou em condomínios onde não se dispõe de rede de coleta ou saneamento básico deve realizar o tratamento de efluentes para atender à legislação e, com isso, evitar a degradação do meio ambiente.

A Akvo está apta a atender empresas, indústrias e condomínios oferecendo soluções, projetos, acompanhamento completo da obra e até treinamento e capacitação de equipe técnica.

Para realizar o tratamento de efluentes, é possível utilizar um ou vários processos simultaneamente. Na coluna ao lado, você poderá encontrar os principais processos do tratamento de efluentes e, abaixo, as principais dúvidas sobre o tema.

• O que é Efluente?

Efluente é todo despejo industrial ou residencial realizado em meio líquido e que retorna para a rede coletora pública ou para a natureza (rios, lagos, represas, mar, mananciais, etc.).
Obs: Academicamente, o termo “efluente” é usado para identificar qualquer corrente de saída em um sistema, assim como “afluente” é a corrente de entrada. O termo que melhor retrata a ideia de “wastewater”, do inglês, é “água residuária”.

• O que é Tratamento de Efluentes?
É uma conjunção harmônica de processos físicos, químicos e biológicos que buscam remover compostos ou substâncias indesejáveis da água já utilizada para adequá-la às corretas condições de lançamento no meio ambiente, atendendo às legislações locais (padrões de lançamento).

• Por que o Tratamento de Efluentes é importante?

Para evitar a degradação do meio ambiente.

• Quem necessita/contrata o Tratamento de Efluentes?

Todas as indústrias, condomínios, municípios e qualquer atividade que utilize água e que a devolverá para o meio ambiente ou para a rede pública.

• Como o Tratamento de Efluentes é realizado?

Antes de mais nada, é necessário conhecer o tipo de contaminação que a água recebeu (caracterização de corrente de processos), a sua vazão e a legislação local. Com esses dados, um processo de tratamento é elaborado para que a água residuária tratada atenda aos parâmetros legais de lançamento e às expectativas do cliente em relação a custos de implantação, custos operacionais, prazos, processos e tecnologia empregados.