A Akvo é uma empresa especializada em tratamento de água. Oferecemos diversas soluções tecnológicas para garantir aos nossos clientes parâmetros específicos de qualidade da água. Nossos serviços englobam desde a elaboração de projetos até a fabricação, a execução e o fornecimento de equipamentos e sistemas completos, com acompanhamento de toda a obra, posta em marcha, treinamento e capacitação da equipe técnica.

Sempre buscamos a melhor tecnologia, os menores custos operacionais, o menor impacto ambiental e a maior segurança operacional sobre os processos envolvidos.

Para realizar o tratamento de água, é possível utilizar um ou vários processos simultaneamente. Na coluna ao lado, você poderá encontrar os principais processos de tratamento de água e, abaixo, as principais dúvidas sobre o tema.

• O que é Tratamento de Água?

É uma conjunção harmônica de processos químicos e físicos que buscam purificar ou remover compostos ou substâncias indesejáveis da água para o consumo humano e/ou para aplicações industriais.

• Por que o Tratamento de Água é importante?
Porque oferece garantia, qualidade e segurança.

• Quem necessita/contrata o Tratamento de Água?

As indústrias que utilizam grandes volumes de água nos diversos processos de beneficiamento. Cada setor e segmento industrial precisa de um tratamento de água com características próprias, seguindo diretrizes de normatizações e especificações para cada tipo de aplicação. Já os municípios e condomínios, em sua grande parte, precisam da potabilização da água para consumo humano. Há também a necessidade de dessalinização da água do mar para uso industrial e consumo humano em locais onde não há acesso à água doce, como é o caso de navios de grande porte, plataformas marítimas e cidades servidas por fontes de água salobra.

• Como o Tratamento de Água é realizado?
Primeiro, são colhidas as informações sobre a água disponível (características, análise química laboratorial, volume existente, legislação local, etc.) e as necessidades do cliente (qual a aplicação e a utilização da água, qual a demanda necessária, quais os parâmetros de qualidade e garantias necessárias, quais os recursos disponíveis: verba, prazo, tecnologia, etc.).
Com todos esses dados em mãos, é realizado um projeto para adequar todas essas variáveis dentro da melhor tecnologia disponível, utilizando um ou vários processos unitários químicos e físicos. Após a construção e a implantação do projeto, são realizadas as medições e as adequações para se chegar ao resultado desejado. Para a manutenção do padrão de qualidade, vários técnicos realizam o contínuo monitoramento da qualidade da água em determinados segmentos da linha de tratamento.